Primeiramente, irei fazer uma breve introdução ao EMS:
- É uma sistema do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) que descende dos antigos MRP e MRP II e que tem como objetivo principal realizar as tarefas rotineiras de uma empresa, controlá-los, gerenciá-los e no final obter relatórios que mostrem os resultados das tarefas.
- O sistema EMS tem seus módulos totalmente integrados uma ao outro, para que as rotinas tenham um dinamismo maior, o contrário do que acontecia com empresas que utilizavam planilhas, por exemplo. Pode-se tomar como exemplo a rotina de compras que gera Pedidos de Compras, que posteriormente terá os materiais recebidos pelo módulo de Recebimento,que alimentarão o Saldo em Estoque e baixarão o pedido de compra. Isto é apenas uma das muitas rotinas de integração possíveis.
- A estrutura do EMS divide-se em: Aplicativos > Módulos. Dentro dos módulos temos os programas de cadastros ou manutenção, tarefas ou rotinas, consultas e relatórios.
Exemplo:
Ao entrar no ERP, será solicitada a senha do usuário, previamente definida. A primeira tela a ser apresentada será a seguinte:
Nesta tela são apresentados diversos aplicativos, que são os seguintes: Materiais (suprimentos), Distribuição, Comércio Exterior, Aprovações de Processos Logísticos, Transportes e Originação de Grãos. Estes fazem parte da área de Logística.Temos também: Manufatura e Manutenção Industrial, que fazem parte do sistema de produção. Controladoria e Finanças que faz parte da área financeira e contábil do sistema e finalmente os aplicativos de Integração e Tecnologia e Planejamento Avançado que fazem parte da área de desenvolvimento do produto.
Em cada um destes aplicativos existem os módulos, que controlam cada parte do sistema.
No caso do aplicativo de Materiais, temos os módulos de: Controle de Investimentos, Estoque, Recebimento, Controle de Qualidade, WMS (Warehouse Management System), Compras, Controle de Contratos de Compras, Cotações de Compras e Avaliação de Fornecedores.
Pode-se ver que o aplicativo de Materiais controla toda a parte de Supply Chain, desde a compra, recebimento e armazenamento e movimentação no estoque.
Este é um dos módulos do sistema: o módulo de controle de estoque.
Nas próximas postagens, explicarei o conceito de cadastros/manutenção; tarefas; consultas e relatórios.
Até mais !
Nenhum comentário:
Postar um comentário